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Matriz BCG


O que é Matriz BCG?

Matriz BCG é uma ferramenta de gestão para analisar o portfólio de produtos baseado no conceito do ciclo de vida do produto. Serve também para gerir marcas e montar um planejamento estratégico visando melhoria da participação de mercado.

É um método bastante utilizado e seu principal objetivo é auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores de marketing e vendas, por estabelecer através de um gráfico simples a taxa de crescimento de produtos e serviços. Apesar de ter sido criado na década de 1970, ainda serve como base para gestão de grandes empresas nacionais e internacionais.

Como funciona?

Através de um gráfico representado por quatro elementos gráficos, com duas matrizes: participação de mercado e crescimento de mercado, ajuda aos gestores compreenderem qual a posição, valor e taxa de crescimento do seu produto no mercado.

Dividida em quatro quadrantes nomeados da seguinte maneira: Estrela, Vaca Leiteira, Interrogação e Abacaxi, que poderá ser visto na imagem abaixo:

Ponto de Interrogação (também conhecido como ‘oportunidade’, ‘questionamento’, ou ‘criança problema’): São considerados os produtos que possuem alta taxa de crescimento, mas uma participação de mercado baixa que gera um fluxo de caixa pequeno e ainda exige altos investimentos. É necessário ter atenção para que não se torne um produto ‘abacaxi’, mas por estar em um mercado com alto crescimento é possível que se torne um produto ‘estrela’.
Estrela: São os produtos com alta participação no mercado, alta taxa de vendas e exige grandes investimentos por serem considerados líderes de mercado. Trata-se de um produto em que a participação de mercado deve ser mantida, pois há risco de tornar-se uma ‘vaca leiteira’, caso haja perda de mercado.
Vaca Leiteira: São aqueles produtos que estão em mercados estáveis com boa participação de mercado e alta lucratividade. Há gestores que os tem como sua base, devido aos lucros e fluxo de caixa serem altos. Os produtos ‘estrela’ geralmente se tornam ‘vacas leiteiras’.
Abacaxi (também conhecido como ‘cachorro’ ou ‘vira-lata’): São todos os produtos ou serviços de uma empresa que possua baixa taxa de crescimento, devendo ser minimizada a sua participação no mercado ou até mesmo eliminado do portfólio. Deve-se evitar os altos custos de recuperação, já que a baixa participação no mercado gera poucos lucros para empresa.

As descrições ditas acima estabelecem a relação entre a Matriz BCG e o Ciclo de Vida do Produto. A importância destas ferramentas para a gestão de marketing e vendas das empresas, por identificar de maneira simples aspectos relevantes para a sobrevivência dos produtos no mercado e consequentemente da empresa. Pensar estrategicamente, com ferramentas que possibilitem uma análise clara, é fator determinando no crescimento de qualquer negócio.

Priscyla Caldas

Referências:
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A edição do novo milênio. São Paulo, 2000.
SHIRAISHI, Guilherme (Org.). Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2011.