Passamos por diversas evoluções na comunicação. No princípio nos comunicávamos por ruídos, depois evoluímos para os desenhos em pedras, os sinais, os gestos, as cartas, os jornais e revistas, a rádio, a tv, o telefone, o celular, a Internet, o smartphone… Ufa! Não necessariamente nesta ordem e nem nesta velocidade de acontecimentos, mas o objetivo aqui é mostrar o quanto as coisas mudaram e o quanto ainda tem para evoluir.
Muitas foram as transformações na comunicação, em se tratando do ambiente empresarial, não seria diferente.
Antes, o fato de uma empresa ter um telefone fixo, atribuía a ela a imagem de credibilidade, de uma instituição sólida e organizada. Até aproximadamente 5 anos atrás, uma organização que não tivesse número fixo, apenas o celular, passava uma ideia de instabilidade, de descrédito. Hoje a história é completamente diferente, o celular se tornou prioridade, ou melhor, o aplicativo whatsapp é quem recebe total atenção.
Contratação de serviços, marcação de consultas, venda de produtos, envio de arquivos, quase tudo é feito pelo aplicativo. A forma como as empresas se comunicam com seus clientes se transformou e, não tê-lo como forma de contato com seus clientes, passa uma percepção de empresa desatualizada, ultrapassada.
Percebendo este interesse no ambiente comercial, o próprio aplicativo evoluiu, disponibilizando uma versão para negócios, o chamado Whatsapp Business. Este com versão para empresas de pequeno/médio porte, como também de grande porte.
A nova versão, tem a possibilidade de colocar no perfil informações como: endereço, horário de funcionamento, segmento, mensagens automáticas e até mesmo associar a um telefone fixo. A atualização se tornou fundamental, pois além de passar algumas informações básicas sobre a empresa, ainda automatiza uma parte da comunicação.
A forma de estabelecer e estreitar a relação das instituições com seu público, agora é outra. Aplicativos de comunicação mostram isso e fazer parte deste mundo, só trás benefícios.
Ainda existem empresários que são resistentes a estas mudanças, preferem o uso exclusivo do telefone fixo e ainda utilizam fax. Pode parecer estranho, mas infelizmente ainda é uma realidade para diversos negócios, que só perceberão o quanto estão equivocados quando forem engolidos pelo mercado.
Não seja um deles!
Priscyla Caldas