Visitar o Vale do Silício sempre esteve em meus planos. Quando decidi fazer o intercâmbio, a escolha pelo país estava diretamente ligada a possibilidade de conhecer a Califórnia e consequentemente o Vale do Silício.
A região fica no sul de San Francisco e concentra as maiores e mais importantes empresas de tecnologia do mundo, dentre elas: Facebook, Google, Airbnb, Apple, HP, entre outras. O nome foi criado por Ralph Vaerst, fundador e investidor em diversas empresas na região e se deu devido ao fato do silício ser a principal matéria-prima na confecção dos processadores, sendo eles, protagonistas nas empresas de tecnologia do Vale e de todo o mundo.
Assim que cheguei a San Francisco li uma frase que dizia: ‘O Vale do Silício deixou de ser um lugar e se transformou em um modelo mental’ e, estando lá, é nítida esta percepção.
A maneira como as empresas são constituídas, sua estrutura, os benefícios aos funcionários, a forma como são geridas, o comportamento dos empreendedores e dos profissionais, tudo é muito característico da região e serve de modelo para todo o mundo.
Para se ter uma ideia, em se tratando de startup, lá fracassar não é ruim, aliás é considerado bom, porque se você já desenvolveu uma e ela não deu certo, os investidores interpretam que existirá menos riscos na próxima tentativa e desta forma eles se sentem mais ‘seguros’ em aplicar dinheiro em empreendedores com experiências anteriores, do que naqueles ‘marinheiros de primeira viagem’. Interessante e até lógico, né?
Enquanto estava lá, a última região do meu roteiro de 5 semanas na Califórnia, andava pelas ruas encantada, parecia criança. Tinha lido diversos textos e assistido vários vídeos falando sobre e era chegado o momento de ver tudo na prática.
Agora irei mostrar os lugares que conheci e as minhas impressões sobre cada um deles.
- Garagem HP
Considerada o berço do Vale do Silício, esta garagem verde ganhou fama por ter sido o local onde os estudantes da Stanford University, William Hewlett e David Packard se reuniam para fazer os primeiros dispositivos eletrônicos do que hoje é uma gigante mundial, que leva as iniciais dos seus sobrenomes.
A casa fica em uma rua pacata e muito bonita. Nela não é possível fazer visitação, ela está fechada, não tem moradores, foi restaurada e logo na entrada tem uma placa que começa com o título: Birthplace of Silicon Valley, confirmando que foi lá onde tudo começou.
Na placa explica a ideia de que a região começou com o Dr Frederick Terman, professor de Stanford que incentivava seus alunos a empreenderem ao invés de buscarem empregos nas tradicionais empresas já estabelecidas. Os primeiros alunos que seguiram seus conselhos, foram justamente Hewlett e Packard.
End: 367 da Addison Avenue, Palo Alto
- Garagem GOOGLE
Sou ‘Google maníaca’, uso diversos aplicativos, tanto na minha vida pessoal quanto profissional. Costumo dizer que se um dia o Google parar, eu paro junto, porque minha vida está completamente atrelada a eles. Conhecer a garagem onde tudo começou, tinha um sabor especial pra mim.
Segundo pesquisei, a empresa já existia 2 anos antes da garagem, mas há fontes que afirmam que Larry Page e Sergei Brin, os fundadores, alugaram-na para realizar reuniões e explorar as primeiras ideias. Bom, o que sei é que estava feliz da vida lá e fiz algumas fotos para guardar de recordação.
End: 232 Santa Margarita Ave, Menlo Park
- Garagem APPLE
Para quem admira Steve Jobs e toda sua história, não pode deixar de visitar esta garagem, segundo pesquisa, Steve Jobs e Steve Wozniak construíram o primeiro computador da Apple neste local. A casa é habitada e tem uma placa na frente pedindo para fazer os registros do outro lado do passeio, nada convidativo, mas entendo que alguns turistas já devem ter passado dos limites e, como mora uma família, necessitam de privacidade.
A garagem fica em uma casa em uma rua bem típica americana, com casas sem muros e caixas de correios enfeitadas.
End: 2066 da Crist Drive, Los Altos
- GOOGLE HQ
O Google é um mundo! Uma das empresas mais conhecidas e mais presente nas nossas vidas, é composta de diversos prédios espalhados por uma determinada região que parece não ter fim. Passei por algumas das ruas e não conseguiria dimensionar sua extensão, mas fiquem com a ideia de uma cidade cheia de prédios, tecnologia e bicicletas coloridas espalhadas por todos os lados. Os funcionários se deslocam de um prédio para o outro com essas bikes, exatamente porque a distância entre eles dificultaria o acesso às outras unidades se tivessem que fazer a pé.
Sobre os registros, a quantidade de seguranças não me permitiu fazer muitos, é proibido e sempre que perguntava, a resposta era que se tratava de uma empresa privada e indicavam o ‘jardim das esculturas’, um local com alguns bonecos do Android feito exclusivamente para isto.
End: 981 Landings Dr, Mountain View
- AIRBNB HQ
O Airbnb tem uma sede linda, menor em relação às grandes empresas da região, mas com um ambiente bem charmoso e ótimo para receber visitantes. A empresa fica em um prédio de 4 andares e os escritórios começam a partir do primeiro andar, mas no térreo eles prepararam um local para leitura, reuniões e encontros informais, onde qualquer pessoa pode utilizar a área com clima bastante agradável, levar o computador e usar o wi-fi e ainda tomar um café.
O lugar possui uma arquitetura bem moderna e aconchegante, com madeira, jardim vertical e iluminação solar, devido ao teto ser de vidro. Como curiosidade, nas salas de reuniões, eles fizeram réplicas exatas de casas de todo mundo que utilizam a plataforma, tornando ainda mais interessante a visita. Vale muito a pena conhecer!
End: Airbnb HQ – 888 Brannan St, San Francisco
- APPLE Park
Por se tratar de Apple, sabia que encontraria um prédio diferenciado, alguma novidade em tecnologia, mas nada comparado ao que ví lá!
Conheci o Apple Visitor Center, que fica em frente ao Apple Park, por não ser permitido o acesso às dependências da empresa, foi feito um local para receber os visitantes. Uma mistura de show room, loja com souvenir, lanchonete, ambiente para descanso com vista para a sede e, a parte mais interessante, em um dos ambientes fizeram uma ‘maquete’ com realidade aumentada, expondo toda a estrutura para fazer adultos e jovens se divertirem como se estivessem em um vídeo game. Grande sacada!
Em relação a realidade aumentada, foi desenvolvido um projeto mostrando como a empresa foi planejada. São 3 módulos: um mostrando a rotina, estrutura e ambientes da empresa (em diferentes horários do dia), com visão interna e externa; o outro fala como é feita a captação de energia, sendo ela solar, fazendo com que a empresa economize cerca de 70% por ano e, por último, como eles desenvolveram a estrutura para captação de ar, para manter o ambiente com temperatura agradável todo tempo sem grandes custos.
Saindo do Apple Park, aproveitei que era perto e fui também no Infinite Loop, onde estão os primeiros prédios da Apple e onde Steve Jobs tinha seu escritório. Dei uma passada e visitei a unidade e a Apple Store que tem logo no térreo de um dos prédios.
End: 10600 North Tantau Avenue, Cupertino
1- Vista do Apple Park ao fundo | 2 – Apple store | 3 – Área pdeara descanso dos visitantes com vista para Apple Park | 4 – Painel ao fundo e Ipad para visualizar a realidade aumentada | 5, 6 e 7 – As três imagens na sequência mostra a realidade aumentada, sendo a primeira a imagem de como é o Apple Park real, o segundo mostra os raios solares alimentando os prédios e o terceiro tem linhas na cor azul e amarela, simbolizando o ar quente e frio que mantem o prédio com temperatura sempre agradável. | 8 – Eu na visita ao Infinite Loop.
- STANFORD UNIVERSITY
Tudo que conheci me surpreendeu pela grandiosidade ou estrutura diferenciada, não poderia ser diferente com a Stanford. Campus, prédios, igreja, ruas, jardins, esculturas, tudo lindo, organizado e com uma arquitetura belíssima. A universidade é muito grande, passaria um dia inteiro e não sei se conheceria metade, fiquei boa parte do tempo no jardim principal, logo na entrada, um lugar excelente para reunir amigos ou ler um bom livro.
A Stanford University, uma das mais conceituadas universidades do mundo, foi inaugurada em 1891, por Leland Stanford, que investiu parte da fortuna construindo o campus em homenagem a Leland Stanford Jr, seu filho que morreu aos 15 anos de febre tifoide.
- FACEBOOK HQ
Sobre a visita ao Facebook, escrevi um texto contando todos os detalhes deste desafio, afinal, foram quatro meses de tentativas e muitos ‘nãos’ até conhecer a empresa internamente. Fui lá dois dias e conto como foi esta aventura. Clica em: Enfim Facebook.
Visitar todas estas empresas, ou pelo menos vê-las na parte de fora já dá uma ideia da dimensão do que é este lugar. Não só pela sua extensão, mas pela grandiosidade que há em tudo que vi. Dos detalhes da arquitetura, do clima das cidades, das pessoas, da organização, do ar tecnológico presente por todos os lados.
Fui e já tenho vontade de voltar. Visitar tudo novamente e conhecer ainda um monte de coisa que tem por lá. Recomendo demais para quem gosta do assunto, com certeza será um dia de muito aprendizado e diversão. Pelo menos foi para mim.
Obrigada Califórnia, pelo presente que foi este dia! Espero te ver em breve!
Priscyla Caldas