Sarah Cardoso, Dom , 24/01/2021 às 11:33
—
A nova rede social favorita dos adolescentes está se tornando um espaço importante para as marcas e empresas. O TikTok, rede de compartilhamento de vídeos curtos, de até 60 segundos, é visto como uma oportunidade de fortalecer a identidade da marca e gerar engajamento.
No ano passado, a plataforma lançou o TikTok For Business, serviço especial para anunciantes, que busca facilitar o acesso ao TikTok Ads Manager. Essa seção possibilita a definição de uma estratégia de marketing, como estabelecer um público-alvo por gênero, idade ou localização, e a criação de anúncios, com o auxílio de modelos já prontos para a construção de pequenos clipes.
Além disso, o recurso também permite gerenciar os resultados obtidos com relatórios de desempenho das campanhas, que informam, por exemplo, a quantidade de cliques sobre o anúncio. O novo serviço promete adequar o TikTok ao uso comercial e torná-lo um espaço não só eficiente, como também altamente lucrativo para os anunciantes.
O TikTok já fazia sucesso entre os adolescentes, mas foi com o isolamento que a rede conquistou o grande público. De acordo com um levantamento realizado pela SensorTower, o TikTok se consolidou como o aplicativo mais baixado durante a pandemia de Covid-19: foram 2 bilhões de downloads durante o primeiro trimestre de 2020.
Na rede social, os usuários podem criar e compartilhar vídeos curtos e animados com o auxílio de uma interface simples, que torna o processo de edição mais acessível. O aplicativo oferece diversas possibilidades, como a inserção de músicas de fundo, efeitos especiais, filtros e recursos de dublagem. Como a missão do TikTok é criar um espaço livre para a criatividade, os vídeos caseiros, mesmo sem tanto conhecimento técnico, conseguem viralizar pela rede. O que importa é o conteúdo e o entretenimento.
Essa liberdade de formato e o apelo cômico estão atraindo novos usuários a todo momento. No Brasil, já são cerca de 7 milhões de usuários cadastrados na rede, compartilhando, curtindo e gravando vídeos diariamente. O tempo que as pessoas passam na rede também só faz aumentar. Em live do canal Mobile Time, Rafaela Furtado, head de parcerias estratégicas na América Latina da ByteDance (companhia a que pertence o TikTok), revelou que o tempo médio dos brasileiros no APP dobrou de 30 para 60 minutos desde março de 2020.
Com uma adesão tão expressiva, e em franca ascensão, as empresas estão em busca de visibilidade. “Como qualquer plataforma digital, a partir do momento que existe uma adesão maior das pessoas, é extremamente importante que a empresa esteja inserida, principalmente se seu público estiver na rede. É uma forma de criar uma relação mais próxima e mais humana, dialogando na mesma linguagem do cliente”, diz a consultora de Marketing Digital Priscyla Caldas.
Entretenimento
A rede social valoriza, sobretudo, o entretenimento do usuário. As publicações que fazem mais sucesso são aquelas que têm um humor simples, de fácil identificação do público, como relatos pessoais cômicos ou dublagens de memes. As coreografias, que podem ser imitadas por cada usuário, também viralizam.
Priscyla, que já trabalha com o TikTok em sua consultoria, acredita que o diferencial da rede está na sua liberdade de formato, que permite abordar desde temas divertidos a assuntos mais sérios. “O TikTok é uma mídia social mais leve, mais informal e descontraída, que pode ser muito estratégica para as empresas. Elas buscam fazer trocadilhos, brincadeiras, dancinhas, geralmente com a música do momento, mas também podem usar o TikTok, ou o Reels, ferramenta semelhante ao TikTok dentro do Instagram, para falar sobre assuntos sérios, educativos ou informativos, mas de maneira mais leve”.
Fora do Brasil, há algum tempo, grandes marcas já estão executando iniciativas de marketing no TikTok. A partir de 2019, algumas empresas nacionais começaram a investir na rede social, como Riachuelo, Havaianas, Cacau Show e Guaraná Antárctica. A Cacau Show já possui uma conta verificada com mais de 200 mil seguidores, onde posta vídeos de humor, desafios e memes, feitos pelos próprios funcionários da companhia. Alguns são filmados dentro da fábrica de chocolates, o que convida o consumidor a ver mais dos bastidores da produção.
A marca de refrigerantes Guaraná Antarctica contratou uma agência de publicidade só para produzir conteúdos para a rede social. A empresa lançou uma série de 27 latas temáticas, com o “TikTok code”, uma espécie de QR code que, ao ser escaneado, redireciona para o perfil do Guaraná Antarctica no TikTok, a primeira marca a integrar a presença da rede social no produto.
A empresa, que entrou na rede social há mais de um ano, já tem 133 vídeos e 195.3 mil seguidores. Na página, são publicados principalmente desafios encabeçados pelo time de 50 criadores, que conta com tiktokers (usuários famosos da rede), comediantes e influenciadores digitais.
Alice Vargas, gerente adjunta de Marketing e Comunicação do Sebrae Bahia, dá dicas de como inserir sua marca no TikTok: “Acima de tudo, explore a criatividade”, ensina.
Saiba como usar o APP
Fidelização – Faça com que os usuários conheçam os valores da sua empresa e se identifiquem com ela
Demonstração – Mostre formas de usar seu produto ou serviço
Escolha – Apresente 5 motivos para o público escolher o seu produto
Desafios – Participe dos desafios musicais, usando sua marca, na sua loja, com sua equipe
Fato ou fake? Esclareça os mitos que envolvem o negócio. Não deixe de tirar dúvidas dos seus consumidores ou público potencial
Lançamento – Se você atua na área cultural, lance músicas, danças, trechos da peça
Humor – Explore o humor para atrair atenção e falar de assuntos sérios também, mas de uma forma envolvente
Exemplo – Observe como os principais influenciadores já fazem e aprenda.
Link: https://atarde.uol.com.br/digital/noticias/2155136-marcas-aderem-a-onda-do-tiktok-app-mais-baixado-na-pandemia