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Marketing 3.0


Muitas evoluções ocorreram ao longo dos anos e com o Marketing não foi diferente, com isso Kotler escreveu um novo livro junto com outros dois autores, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, em que defendem o conceito de Marketing 3.0, que é o Marketing centrado no ser humano, em seus valores e emoções.

Mas aí vem a mente duas perguntas: Desde a década de 1950, o Marketing não tem sua origem voltada para o consumidor? Não é nele que busca satisfazer desejos e necessidades?

Fundamentado nisso, para que haja melhor compreensão, definiu-se o marketing em 3 eras, cada uma delas possui conceitos, objetivos, e valores individuais, baseado no comportamento do consumidor da era correspondente. Vamos a elas:

Marketing 1.0:
Revolução Industrial, 1900

Era do Marketing centrado no Produto, em que a qualidade do que era oferecido era o mais importante. A concorrência não era tão intensa e com isso preocupavam-se melhorar o que seria ofertado ao mercado, estabelecer um preço adequado e o mesmo era consumido sem grandes dificuldades.

Marketing 2.0:
Tecnologia da Informação, 1990

Era do Marketing centrado no Consumidor, em que o objetivo está em atender os desejos e necessidades do cliente, em que o produto é pensado de acordo ao que ele precisa suprir. O cliente é o mais importante, ele tem que ser conquistado pela emoção. Ainda muito praticado e o mais visto, principalmente nos comerciais de televisão, em que as campanhas transmitem sentimentos, atingindo o coração do consumidor.

Marketing 3.0:
Era dos consumidores altamente conscientes, a partir de 2010

É a soma dos dois primeiros e de outras características, é a era do Marketing centrado no ser Humano, nos seus valores. Perfil que compra produtos e serviços que tenham apelo com seu emocional, que o produto ampliado está em satisfazer algum desejo que vai além da razão, que faça bem ao coração, à mente, espírito. É a era em que as práticas de marketing são pautadas nas mudanças de comportamento e nas atitudes. Uma época em que os consumidores estão mais participativos, críticos e que expõe suas opiniões, surpresas e frustações com determinado produto ou serviço. Neste, é necessário transmitir valores mais abrangentes, como preocupação com o social, consciência ambiental e troca de impactos positivos no mundo.

Priscyla Caldas

Referência:
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hiermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.