fbpx
Close

Marketing de Conteúdo e Escrita Afetuosa : o encontro com o cliente através da palavra

Marketing de Conteúdo e Escrita Afetuosa : o encontro com o cliente através da palavra.

Embora as técnicas sejam inovadoras e adaptáveis aos novos canais de comunicação, o Marketing de Conteúdo não é uma criação exclusiva do século 21. O seu primeiro registro histórico aconteceu no ano de 1895 pela empresa norte- americana John Deere, líder no segmento de máquinas agrícolas. A empresa publicou uma revista chamada “The Furrow”, com a proposta revolucionária de produzir conteúdo relacionado à agricultura e não apenas sobre os seus próprios produtos. Por meio das informações compartilhadas pela revista, mesmo os leitores que não eram clientes puderam descobrir dores que ainda não conheciam, dessa forma, a empresa saiu na frente da concorrência e com o passar dos anos várias outras marcas passaram a usar a mesma tática.

Em suma, o Marketing de Conteúdo é uma abordagem estratégica do Marketing Digital focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para encantar e cativar as personas. O método consiste na criação de conteúdos personalizados que entregam informações valiosas para cada cliente. O público- alvo é conquistado através de uma escrita afetuosa que proporciona os sentimentos de proximidade e empatia, desse modo, a rede de clientes e potenciais clientes é ampliada e o resultado da estratégia é a fidelização de um público-alvo apaixonado pela marca.

É notório que o Marketing de Conteúdo não se tornou obsoleto, pelo contrário, ele passou a ganhar cada vez mais força entre as empresas. Diante das boas críticas e dos bons resultados mensurados, surgem diversos questionamentos sobre como executar uma estratégia eficaz. Desse modo, qual seria o elemento mágico presente num método simples mas com imenso poder de atração? A resposta está na escrita.

Escrever pressupõe presença. A escrita é um processo interno e um modo de dar voz a nossa alma através das palavras. Depositar a alma no texto é a base para uma comunicação clara, equilibrada e com consciência acerca dos sentimentos que estão sendo compartilhados. Escrever é sobre partilhar um pedaço da gente com o mundo, é sobre desenvolver a capacidade de se enxergar e enxergar o outro com transparência e objetividade. “Escrita Afetuosa” é um termo cunhado por Ana Holanda (Ana Holanda é jornalista, escritora e autora dos livros Como se Encontrar na Escrita e Minha Mãe Fazia) que aborda uma escrita com alma, envolvimento, presença e vulnerabilidade. A escrita afetuosa demanda autoconhecimento por exigir um reconhecimento de identidade que será transpassado no texto, pois a sua escrita é a forma como você enxerga o mundo e se percebe dentro dele.

A busca por uma estratégia de marketing efetiva demanda conhecimentos acerca do universo do cliente, da empresa e do próprio escritor, portanto, como a escrita afetuosa poderia ajudar os produtores de conteúdo? Bom, para produzir conteúdo de valor com autenticidade, é essencial desenvolver o autoconhecimento sobre si mesmo. Conhecer a sua maneira de escrever e adaptá-la ao universo do cliente é a chave para uma boa comunicação. Afinal, o Marketing de Conteúdo encontra o cliente através das palavras, a sintonia acontece quando o escritor compartilha uma escrita que conversa com o cliente; descobrindo seu problema e buscando soluções para a sua dor. Esse modelo encanta porque ele respeita o tempo de cada pessoa e se mostra diferente dos demais ao conversar sobre assuntos do interesse do público-alvo e não sobre os interesses da própria marca e/ou empresa. A magia acontece quando o texto conduz o cliente para uma compra ao invés de empurrá-lo.

As palavras são símbolos dos nossos estados de consciência, que estão sujeitos a mudança e evolução à medida que a consciência humana se transforma. Dessa forma, as palavras possuem uma ampla fonte de poder e podem ser usadas como instrumentos de transformação e transmutação. Para o produtor de conteúdo, exercer um olhar humano, atento e curioso é indispensável para a construção de uma boa estratégia publicitária, e os resultados, sejam eles no Marketing Digital ou na vida, são capazes de sensibilizar, impactar e transformar a realidade do outro. Esse encontro está além da resolução dos problemas da sua persona, é principalmente, sobre tocar o outro com palavras que transmitem afeto.

Por: Sara Novaes

Referências:
● Livro “Como se encontrar na escrita: O caminho para despertar a escrita
afetuosa em você” (Ana Holanda, 2018)
● Site: https://rockcontent.com/blog/marketing-de-conteudo/