Antes de responder com sim ou não, o que sempre procuro mostrar para as pessoas é uma visão mais analítica e de respeito às características e personalidade de cada um.
É importante avaliar se gosta de escrever muito ou pouco, o que gosta de escrever, se tem boa escrita e o que o público que te segue está esperando de você.
Escrever textos curtos, pode sim atender uma quantidade maior de pessoas interessadas em ‘insights’ ou informações mais objetivas, já os textos mais longos, atenderá aqueles que gostam de conteúdos mais embasados e/ou histórias para acompanhar.
O que as pessoas do seu segmento estão fazendo e tendo resultados, não necessariamente é o que te dará também, ou na mesma proporção. Com isso, avalie o que você deseja, o que te deixa mais à vontade em fazer e na dúvida, acompanhe através das métricas disponíveis no seu aplicativo, quais conteúdos seus seguidores mais se interessaram até o momento. Não achando a resposta, faça testes publicando conteúdos variados e continue analisando até ter os dados que precisa.
As ‘receitas de bolo’, servem para ter uma noção geral da realidade, o que não significa que você tenha que seguir à risca. Há quem sugira uma quantidade específica de caracteres, garantindo que a partir daí seu post será mais lido e terá bom engajamento.
Eu como ‘falo pelos cotovelos’, tenho dificuldade em utilizar poucas palavras, mas me adequo se for preciso escrever em poucas linhas. Precisamos ser versáteis, a internet é um eterno laboratório e nós, se quisermos nos manter nela, temos que fazer as adaptações necessárias, mas de forma que não nos agrida, pois a intenção é adaptar e não forçar ser/fazer algo que desconstrua nossa individualidade.
Ah! Antes que eu esqueça, se seu texto for interessante para o seu leitor, sendo longo ou curto, ele vai ler, curtir, comentar, compartilhar e tudo mais que um conteúdo de qualidade merece!
Deixe um pouco de lado os caracteres, as regras, as receitas e divirta-se! A Internet também está aqui para isso!
Priscyla Caldas