Sempre que me perguntam quanto investir no Google Ads (antigo Google Adwords), retorno com os questionamentos: Qual o valor do seu serviço? Até quanto pode investir? Em quanto tempo precisa de resultados?
Coloco essas questões para entender antes de qualquer coisa, qual a saúde financeira da empresa para estes investimentos e qual o grau de ansiedade quanto ao retorno.
Comento que o Google Ads precisa ser visto como um representante comercial, como um funcionário mesmo, um vendedor responsável por captar clientes que estão procurando na internet o que a empresa tem a oferecer.
O mecanismo funciona como uma espécie de leilão em que, após a montagem da campanha e pagamento do boleto (ou autorização do débito no cartão), quem pagar mais pela campanha em geral e pelas palavras-chave terá prioridade na primeira página. Ou seja, quando um cliente procurar por: ‘agência de marketing digital em Salvador’, as agências que compraram por este grupo de palavras, terão prioridade nos resultados da busca e, aquela que investiu mais, terá maior destaque.
Há análises que comprovam que após uma pesquisa, cerca 87% dos clicks são destinados aos cinco primeiros colocados da primeira página. Sendo o primeiro lugar com 47% e o segundo com 15%, mostrando a importância de estar bem localizado. Costuma-se dizer que se alguém quiser esconder um defunto, basta colocá-lo na segunda página do Google que ninguém irá encontrá-lo. (rs)
Como tudo na vida, há vantagens e desvantagens em investir em links patrocinados. Dentre as vantagens está o fato dele trabalhar 24 horas para sua empresa, não tendo final de semana e nem férias; de você controlar o investimento a qualquer momento; por ser uma das mídias mais baratas e por oferecer o serviço da sua empresa direcionado para clientes potenciais, disputando assim espaço na busca com empresas de grande porte. Já a desvantagem é que ele não é exclusivo, trabalhará para você, seu concorrente e tantas outras empresas ao mesmo tempo, dando atenção e prioridade a quem pagar mais.
Voltando para a questão inicial do quanto investir, sempre faço com que o empresário reflita sobre o papel desta mídia e a expectativa quanto aos resultados. Os boletos podem começar por R$ 40,00, mas não há resposta exata sobre isso. Cada caso é um caso, cada campanha, cliente, produto é diferente do outro.
Se nunca investiu, avalie qual a possibilidade mínima e o grau de expectativa junto com a agência que te orientará. Se já investiu e não teve retorno, avalie como a campanha foi feita, entre em contato com o 0800, gere um novo boleto com um valor baixo e vá acompanhando, percebendo se há retorno para um possível aumento. Caso o ROI (retorno sobre investimento) esteja bom, sugiro aumentar gradativamente para conseguir mais conversões para seu negócio, de acordo a capacidade de atendimento.
Uma outra base é avaliar quanto custaria um funcionário para a empresa, qual resultado ele daria e em quanto tempo. Se for direcionado o valor correspondente de um colaborador ao Google, certamente terá um custo/benefício melhor.
Com isso, não estou afirmando para deixar de contratar pessoas para equipe de vendas da sua empresa. O que estou sugerindo é que direcione investimentos maiores, de acordo as suas possibilidades e acredite, ele aumentará sua visibilidade aquecendo cada vez mais sua participação no mercado.
Não conheço nenhum empresário que tenha feito investimentos no Google Ads de maneira estratégica e que esteja insatisfeito. A facilidade que a internet traz de conexão entre a empresa e o consumidor a baixos custos e a presença do seu público nos meios digitais, tornam este investimento uma decisão assertiva.
Invista, acredite nas estratégias digitais, busque empresas e profissionais capacitados para orientá-lo de forma adequada para ter o resultado que espera. O Google pode sim te ajudar e muito, mas você precisa apostar nele, sabe porque? O seu concorrente já está lá!
Priscyla Caldas