Cheguei em casa do trabalho por volta de 21h, cansada, busquei algo para assistir e encontrei uma palestra de Brené Brown, autora do livro ‘A coragem de ser imperfeito’, livro este que mudou minha vida e me fez perceber o poder da vulnerabilidade.
Quando vi o filme logo lembrei de dois exemplos que aconteceram recentemente sobre este assunto, principalmente quando a autora diz na mensagem final: “Ser vulnerável é difícil, assustador e até mesmo perigoso. Mas é muito mais difícil, assustador e até mesmo perigoso chegar ao fim da vida e ter que se perguntar: E se eu tivesse me arriscado? Dito que amava? Se arrisque. Se exponha, atenda ao chamado da coragem. Porque você vale a pena. Vale a pena ser corajoso.”
Há um mês atrás fiz uma ‘Live’ no Instagram, estava super animada com o resultado e pelos feedbacks que recebi, até que uma pessoa próxima fez uma crítica negativa sem ao menos ter assistido, apenas repassou a opinião de outra pessoa. Na hora fiquei sem chão. Antes de começar a me expor mais, já vinha me preparando para os julgamentos e por isso ouvi atentamente às críticas e cheguei à conclusão de que estou aqui para aprender e tenho sim que melhorar enquanto profissional, pessoa e que não sou perfeita, ainda bem. ??
O segundo exemplo foi há uma semana, conversando com uma colega, ela me disse que era orgulhosa, que jamais demonstraria sentimentos por alguém que ela não tivesse a certeza de que a amava, que isso era se expor demais. Eu discordei, disse que eu falo o que sinto e o que quero, e se o outro não sentir ou não quiser, não me sinto rejeitada e sim livre, afinal a vida é feita de escolhas.
Muitas das pessoas orgulhosas e críticas para mim na verdade são medrosas. O orgulho vem para camuflar o medo da rejeição e a crítica da exposição. Deixam de viver certezas para ficar na vontade, administrando angústia e frustração. Se você chegou até aqui e já viveu/está vivendo alguma situação assim, analise realmente qual a melhor opção.
Se quiser continuar com o mesmo padrão de comportamento, não reclame dos resultados iguais. Mas se optar por ser vulnerável e quiser arriscar, tome uma atitude, mas tem que ser logo, porque depois, pode ser tarde demais!
Boa sorte! E coragem! ???
Priscyla Caldas